Livros
1. Tintin au pays des Soviets (Tintim no País dos Sovietes) 1930
2. Tintin au Congo (Tintim na África ou Tintim no Congo) 1931
3. Tintin en Amérique (Tintim na América) 1932
4. Les cigares du pharaon (Os Charutos do Faraó) 1934
5. Le lotus bleu (O Lótus Azul) 1936
6. L'oreille cassée (O Ídolo Roubado ou A Orelha Quebrada) 1937
7. L'île noire (A Ilha Negra) 1938
8. Le sceptre d'Ottokar (O Ceptro de Ottokar ou O Cetro de Ottokar) 1939
9. Le crabe aux pinces d'or (O Caranguejo das Tenazes de Ouro ou O Caranguejo das Pinças de Ouro) 1941
10. L'étoile mysterieuse (A Estrela Misteriosa) 1942
11. Le secret de la Licorne (O Segredo do Licorne ou O Segredo do Unicórnio) 1943
12. Le trésor de Rackham le Rouge (O Tesouro de Rackham o Terrível ou O Tesouro de Rackham o Vermelho) 1944
13. Les sept boules de cristal (As Sete Bolas de Cristal) 1948
14. Le temple du soleil (O Templo do Sol) 1949
15. Tintin au pays de l'or noir (Tintim no País do Ouro Negro) 1950
16. Objectif Lune (Rumo à Lua ou Objectivo Lua) 1953
17. On a marché sur la Lune (Explorando a Lua ou Pisando a Lua) 1954
18. L'affaire Tournesol (O Caso Girassol) 1956
19. Coke en stock (Perdidos no Mar ou Carvão no Porão) 1958
20. Tintin au Tibet (Tintim no Tibete) 1960
21. Les bijoux de la Castafiore (As Jóias de Castafiore) 1963
22. Vol 714 pour Sydney (Vôo 714 para Sydney) 1968
23. Tintin et les picaros (Tintim e os Tímpanos ou Tintim e os Pícaros) 1976
24. Tintin et l'Alph-Art (Tintim e a Alph-Art) 1986, reeditado em 2004 (incompleto)
Personagens
Milu: é um cão terrier branco, o companheiro quadrúpede de Tintim. Eles regularmente salvam um ao outro de situações perigosas. Milu freqüentemente "fala" com o leitor por meio de seus pensamentos (muitas vezes mostrando um humor um tanto seco), que supostamente não são ouvidos pelos personagens da história.Tintim: é um jovem repórter que se envolve em casos perigosos e realiza ações heróicas para salvar o dia. Quase todas as aventuras retratam Tintim trabalhando, empenhado em suas investigações jornalísticas. Ele é um jovem de atitudes mais ou menos neutras e é menos pitoresco que o elenco secundário.
Capitão Archibald Haddock: um capitão navegador de origem discutível (pode ser de origem inglesa, francesa ou belga), é o melhor amigo de Tintim, e foi introduzido em O Caranguejo das Tenazes de Ouro. Haddock foi inicialmente descrito como um personagem fraco e alcoólatra, tendo mais tarde, porém, se tornado mais respeitável. Ele evoluiu para se tornar genuinamente heróico e até mesmo da alta sociedade, depois de encontrar um tesouro de seu ancestral Sir Francis Haddock (François de Hadoque em francês), no episódio O Tesouro de Rackham o Terrível. A natureza rude do capitão e seu sarcasmo representam uma contradição ao freqüente e improvável heroísmo de Tintim; ele sempre rompe com um comentário seco ou satírico quando o repórter parece demasiado idealista. O Capitão Haddock vive em sua luxuosa mansão chamada Moulinsart.
Personagens Secundarios
Dupond e Dupont
- São dois detetives desajeitados que, mesmo não tendo nenhum parentesco, parecem ser gêmeos, tendo uma única diferença física: a forma de seus bigodes. Eles muito contribuem no humor da série, devido às suas antístrofes e incopetência. Os detectives foram, em parte, baseados no pai e no tio de Hergé, gêmeos idênticos.
- O Professor Trifólio Girassol é um cientista quase surdo, que entende e age diante de tudo de maneira equivocada como resultado de sua deficiência auditiva. É um personagem menor mas que aparece regularmente nas aventuras de Tintim. Estreou em O Tesouro de Rackham o Terrível, sendo baseado, parcialmente, em Auguste Piccard.
Bianca Castafiore é uma cantora de ópera, a quem o capitão Haddock absolutamente despreza. Contudo, ela constantemente aparece de súbito onde quer que eles estivessem, junto com sua criada Irma e o pianista Igor Wagner. Seu nome significa "flor branca e pura", algo que o Professor Girassol entende quando oferece uma rosa branca à cantora pela qual é secretamente apaixonado em As Jóias de Castafiore. Ela foi baseada nas grandes cantoras de ópera em geral (de acordo com a percepção de Hergé), na tia de Hergé's, Ninie, e, no pós-guerra, em Maria Callas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário