sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Ilha Negra (L'île noire, no original em francês) 1938



Sinopse

Ao ajudar um avião com problemas, Tintim leva um tiro. Encontra pistas dos agressores e os indícios o levam a um certo Dr. Müller, na Inglaterra, que tenta matá-lo. Após conseguir escapar dele, Tintim, o persegue até à Escócia. Encontra vestígios dele na Ilha Negra, conhecida por ter uma "besta". Tintim parte assim mesmo, e lá descobre o esconderijo duma quadrilha: Müller e seus comparsas, que são falsificadores de dinheiro. Tintim termina prendendo-os e revela a verdadeira natureza da besta: um gorila.
Analise

Em 1965, Hergé redesenhou inteiramente o álbum a pedido dos seus editores ingleses, que julgavam a representação da Grã-Bretanha ultrapassada. Pode-se observar certo desequilíbrio entre o desenho moderno e Tintim, que continua o dos anos 30. De fato, A Ilha Negra é o único álbum da série que tem três versões diferentes.
Curiosidades
  • Certamente este é o álbum de Tintim, e talvez de toda a história em quadrinhos, que comporta mais panes de avião, quer reais, quer evocadas.
  • A apresentação de toda a seqüência aérea sobre uma tela de televisão não deve nada ao acaso. Tratava-se de uma tecnologia avançada na época e a Grã-Bretanha era considerada o país da Europa mais avançado no domínio, ao qual Hergé fez alusão desta maneira.
  • O famoso castelo da ilha teria sido inspirado no Vieux-Château da Ilha de Yeu.

Um comentário:

  1. muuuito bom esse album, certamente é um dos que tem + panes de avião hahaha

    ResponderExcluir